Cursos disponíveis

Definições de processos. Engenharia de processos. Modelagem de processos. Reutilização de processos. Linha de processos e componentes.

Introdução à Reutilização de Software (definição, motivação, benefícios e dificuldades, histórico, estado atual e gerência de reuso). Aspectos organizacionais e gerenciais na Reutilização de Software. Sistemáticas de Reutilização - Engenharia de Domínio e Linha de Produtos de Software. Reutilização de Processos de Software (Linha de Processos de Software). Ambiente e Ferramentas de Suporte à reutilização. 

Curso de Projeto de Jogos, versão 2017, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação.

  • O que são Jogos
  • Por que Jogamos
  • Elementos dos Jogos
  • Mecânicas e Regras
  • Os Jogadores
  • Jogos Sérios e Com Propósito
  • ...


Este curso apresenta a teoria básica sobre tecnologias avançadas 3D: realidade virtual e realidade aumentada, incluindo sua conceituação, características, história, fundamentos etc., mostra as questões práticas envolvidas com hardware, software, aplicações, dispositivos, incluindo aqueles não convencionais, aborda a realidade virtual e aumentada em algumas áreas de aplicação, e finalmente fornece uma bibliografia e um conjunto de endereços na internet para facilitar o aprofundamento do assunto por parte do interessados. O enfoque do curso é trabalhar estas tecnologias 3D com o ensino de Engenharia de Software.


Processos  de Software são reconhecidos como uma  instância de Processos Intensivos em Conhecimento (Knowledge Intensive Processes - KiPs) uma vez que dependem, em larga medida, do conhecimento dos engenheiros de software que executam várias tarefas interconectadas e  intensivas em conhecimento.  Neste contexto, a utilização dos conceitos, teorias e infraestrutura de KIPs para apoiar o ciclo-de-vida de um processo de software pode trazer benefícios. 

O objetivo desta disciplina é formar um corpo de conhecimento sobre "Processos Intensivos em Conhecimento", relacionado-o com o ciclo de vida de Processos de Software.  Idealmente cobriremos:
     - KIP conceitos e definições
     - Ciclo vida de KIPs
     - Representação e ações de manipulação (Tailoring, Composição, etc.)
     - Análise e Melhoria  de KIPs (boa formação, métricas, etc.)
     - Instanciação de KIPs (ferramentas de controle, etc)
     - Adequação com estado da arte em BPM (BPMN, CMMN, DMN e WfMSs)

     Transversalmente usaremos um Processo de Software da baixa maturidade do MPS, para explorar a utilização dos conceitos de KIPs em processos usuais.

Curso de Projeto de Jogos

  • O que é um jogo
  • Os jogadores
  • Elementos de um jogo
  • Mecânicas e Dinâmicas
  • Narrativa
  • Estética
  • Emoções e Instintos
  • Jogos com Propósito, Jogos de Negócio, Jogos de Treinamento
  • Gameficação
  • Jogos da Teoria dos Jogos: Jogo do Prisioneiro, Jogo da Galinha, etc...
  • Tópicos Selecionados

COS827 – Tópicos Especiais em Engenharia de Software VIII

Engenharia de Software Contínua

Pós-doc. Breno Bernard Nicolau de França e Prof. Guilherme Horta Travassos


O cenário para organizações com foco no desenvolvimento de software exige intensa velocidade e flexibilidade para atender as demandas do mercado em tempo hábil, e permitir que estas utilizem essa capacidade como vantagem competitiva. Este cenário é de fundamental importância para empresas startups ou empresas que precisam lançar constantemente soluções de software inovadoras para garantir sua sobrevivência no mercado. Para isso, as organizações vêm adotando práticas de Entrega Contínua, baseadas no princípio de atender a satisfação do cliente por meio de entregas antecipadas e contínuas de software de valor. Portanto, a organização deve ser capaz de implantar qualquer liberação bem-sucedida de um sistema de software desenvolvida sob essa filosofia, em seu ambiente de operação. Ou seja, o sistema deve ser mantido em um estado implantável o tempo todo.

Nesta disciplina serão explorados os seguintes temas: Princípios de Desenvolvimento de Software Lean. Visão Geral de Engenharia de Software Contínua e Agenda de Pesquisa. Integração, Entrega, Implantação e Evolução Contínua. Planejamento Contínuo. Monitoramento em tempo real de aplicações. Experimentação e Inovação Contínua.

Bibliografia Básica

HUMBLE, Jez; FARLEY, David. Continuous Delivery: Reliable Software Releases through Build, Test, and Deployment Automation (Adobe Reader). Pearson Education, 2010.

BOSCH, Jan (Ed.). Continuous Software Engineering. Springer, 2014.

B. Fitzgerald, K.J. Stol, Continuous software engineering: A roadmap and agenda, The Journal of Systems and Software (2015), http://dx.doi.org/10.1016/j.jss.2015.06.063.


Estudos secundários em engenharia de software. Mapeamento sistemático de estudos. Revisão de estudos. Revisão sistemática da literatura aplicada à engenharia de software. Meta análise e agregação de estudos primários. Estudos terciários e meta revisões.


Tem como pré-requisito a disciplina CPS820 - ESE (estudos primários).


Curso de Projeto de Jogos

Curso de Projeto de Jogos do Mestrado/Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE.



Qualidade de Software. Revisao e Inspecao de Software. Testes de Software.

Curso de Busca e Recuperação da Informação

3 período de 2013


Disciplina de Engenharia de Software Experimental, ministrada pelo Prof. Guilherme Horta Travassos

O curso tem como objetivo:

1. Estudar e propor modelos teóricos sobre jogos

2. Aplicar esses modelos a jogos educacionais e de treinamento

Ementa

1. Desenvolvimento de Jogos Educacionais e de Treinamento. 2. Simulação 3. Teste de Jogos. 4. Modelos Teóricos de Jogo

Neste curso iremos aprender os conceitos básicos de computação quântica, com ênfase em algoritmos. Alguns tópicos que serão abordados:

  • conceitos básicos de computação quântica: noção de qubit, registradores quânticos, portas lógicas quânticas, etc
  • conceitos básicos de mecânica quântica, álgebra linear com notação de Dirac, etc
  • modelo de circuitos
  • fundamentos para desenvolvimento de algoritmos quânticos: amplificação de amplitudes, transformada de Fourier quântica, caminhadas quânticas, etc
  • algoritmos quânticos: Grover, Shor, SKW, etc.
  • noções de complexidade quântica

Colaboração no desenvolvimento de software

  • Aspectos de apoio à colaboração (comunicação, coordenação, memória e percepção)
  • Análise de redes sociais em processos de software

Curso de Projeto de Jogos

Design de Jogos. Design de Jogos com Propósito. Design de Jogos Digitais e Não Digitais.

Estudo do projeto de jogos digitais.

Conceituação. Modelo MDA. Mecânicas. Dinâmicas. Estética.
Modelo 6-11. Padrões em Jogos. Roteiro. Modelo de Eventos.


Curso de C++ do DCC - Prof. Zimbrão

  1. Introdução ao Curso
  2. O que são Jogos
  3. Elementos dos Jogos
    1. Mecânicas
    2. História
  4. Scrum 
  5. Ferramentas de desenvolvimento: Trello, GitHub, etc...
  6. Outros tópicos sob demanda


Curso de Compiladores - 2016/01 - DCC

Prof. Zimbrão

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software do Bacharelado de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro


MAB533-Fund da Engenharia de Software - Ementa Oficial

  • Modelos de ciclo de vida. 
  • Gerência de configuração de SW. 
  • Garantia de qualidade de SW. 
  • Requisitos e arquitetura de software. 
  • Conceitos e tecnicas do projeto de software. 
  • Diagramas de UML usados no projeto de software. 
  • Teste de módulos. 
  • Estratégias de teste. 
  • Métricas de SW. 
  • Gerência de projetos de sofware: escopo de projeto (WSB). 
  • Análise de risco de projetos de sotware. 
  • Planejamento de projetos de software: CPM e PERT.

Curso de Computação 2 - CC


Matematica Finita 2015/2 prof. Sulamita

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software

Curso sobre Qualidade de Software

Este curso apresenta a teoria básica sobre realidade virtual e realidade aumentada, incluindo sua conceituação, características, história etc., mostra as questões práticas envolvidas com hardware, software, aplicações, dispositivos, incluindo aqueles não convencionais, aborda a realidade virtual e aumentada em algumas áreas de aplicação, e finalmente fornece uma bibliografia e um conjunto de endereços na internet para facilitar o aprofundamento do assunto por parte do interessados.


Curso de Engenharia de Software para a ECI e Eng. Eletronica.

IntroduÁ„o _ Engenharia de ComputaÁ„o e InformaÁ„o - GraduaÁ„o

COS111 - Introducao Engenharia de Computacao e Informacao

 

Curso introdutório sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O curso possui uma natureza teórica e prática.

Este curso complementa a disciplina EEL873 - Engenharia de Software, permitindo aos alunos exercitar os conceitos aprendidos anteriormente no desenvolvimento de sistemas de software orientado a objetos e apresentando tecnologias de software (ferramentas, técnicas, métodos) com base em evidencia.  Portanto,  a disciplina EEL873 - Engenharia de Software é pré-requisito, visando garantir o aproveitamento adequado neste curso.


(este curso é uma evolução do EEL884 - Engenharia de Software Orientada a Objetos)

Professor responsável: Guilherme Horta Travassos

Computação I - EP/EE / 2014 - 1

Computação I para a Escola Politécnica

Turma da Engenharia Naval e Oceânica

2013/2

Curso de MBA em Engenharia de Software


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