Cursos disponíveis

Definições de processos. Engenharia de processos. Modelagem de processos. Reutilização de processos. Linha de processos e componentes.

Introdução à Reutilização de Software (definição, motivação, benefícios e dificuldades, histórico, estado atual e gerência de reuso). Aspectos organizacionais e gerenciais na Reutilização de Software. Sistemáticas de Reutilização - Engenharia de Domínio e Linha de Produtos de Software. Reutilização de Processos de Software (Linha de Processos de Software). Ambiente e Ferramentas de Suporte à reutilização. 

Curso de Projeto de Jogos, versão 2017, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação.

  • O que são Jogos
  • Por que Jogamos
  • Elementos dos Jogos
  • Mecânicas e Regras
  • Os Jogadores
  • Jogos Sérios e Com Propósito
  • ...


Este curso apresenta a teoria básica sobre tecnologias avançadas 3D: realidade virtual e realidade aumentada, incluindo sua conceituação, características, história, fundamentos etc., mostra as questões práticas envolvidas com hardware, software, aplicações, dispositivos, incluindo aqueles não convencionais, aborda a realidade virtual e aumentada em algumas áreas de aplicação, e finalmente fornece uma bibliografia e um conjunto de endereços na internet para facilitar o aprofundamento do assunto por parte do interessados. O enfoque do curso é trabalhar estas tecnologias 3D com o ensino de Engenharia de Software.


Processos  de Software são reconhecidos como uma  instância de Processos Intensivos em Conhecimento (Knowledge Intensive Processes - KiPs) uma vez que dependem, em larga medida, do conhecimento dos engenheiros de software que executam várias tarefas interconectadas e  intensivas em conhecimento.  Neste contexto, a utilização dos conceitos, teorias e infraestrutura de KIPs para apoiar o ciclo-de-vida de um processo de software pode trazer benefícios. 

O objetivo desta disciplina é formar um corpo de conhecimento sobre "Processos Intensivos em Conhecimento", relacionado-o com o ciclo de vida de Processos de Software.  Idealmente cobriremos:
     - KIP conceitos e definições
     - Ciclo vida de KIPs
     - Representação e ações de manipulação (Tailoring, Composição, etc.)
     - Análise e Melhoria  de KIPs (boa formação, métricas, etc.)
     - Instanciação de KIPs (ferramentas de controle, etc)
     - Adequação com estado da arte em BPM (BPMN, CMMN, DMN e WfMSs)

     Transversalmente usaremos um Processo de Software da baixa maturidade do MPS, para explorar a utilização dos conceitos de KIPs em processos usuais.

Curso de Projeto de Jogos

  • O que é um jogo
  • Os jogadores
  • Elementos de um jogo
  • Mecânicas e Dinâmicas
  • Narrativa
  • Estética
  • Emoções e Instintos
  • Jogos com Propósito, Jogos de Negócio, Jogos de Treinamento
  • Gameficação
  • Jogos da Teoria dos Jogos: Jogo do Prisioneiro, Jogo da Galinha, etc...
  • Tópicos Selecionados

COS827 – Tópicos Especiais em Engenharia de Software VIII

Engenharia de Sistemas de Software Contemporâneos

Prof. Guilherme Horta Travassos


Tema: Vivemos um momento onde coisas interagem com coisas, produtos comandam as linhas de produção, cidades assumem “comportamento inteligente” e indivíduos passam a contar com facilidades até então intangíveis e totalmente adaptáveis ao contexto contemporâneo. Inegável a afirmação de que tudo isso, em grande parte, depende de software! E software precisa ser engenheirado!

•Estamos preparados para apoiar a engenharia deste software?

•Nossas tecnologias, construídas com base em conhecimento obtido com experiências passadas, estaria apta para ser usada nestes projetos?

•Como garantir a qualidade, produtividade, prazos e custos considerando estes sistemas contemporâneos?

Objetivo: Investigar as diferentes perspectivas e desafios presentes no desenvolvimento de sistemas de software contemporâneos de modo a representar as informações existentes quanto as perspectivas, tecnologias e pessoas envolvidas no processo de engenharia destes sistemas.


Estudos secundários em engenharia de software. Mapeamento sistemático de estudos. Revisão de estudos. Revisão sistemática da literatura aplicada à engenharia de software. Meta análise e agregação de estudos primários. Estudos terciários e meta revisões.


Tem como pré-requisito a disciplina CPS820 - ESE (estudos primários).


Curso de Projeto de Jogos

Curso de Projeto de Jogos do Mestrado/Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE.



Qualidade de Software. Revisao e Inspecao de Software. Testes de Software.

Curso de Busca e Recuperação da Informação

3 período de 2013


Disciplina de Engenharia de Software Experimental, ministrada pelo Prof. Guilherme Horta Travassos

O curso tem como objetivo:

1. Estudar e propor modelos teóricos sobre jogos

2. Aplicar esses modelos a jogos educacionais e de treinamento

Ementa

1. Desenvolvimento de Jogos Educacionais e de Treinamento. 2. Simulação 3. Teste de Jogos. 4. Modelos Teóricos de Jogo

Neste curso iremos aprender os conceitos básicos de computação quântica, com ênfase em algoritmos. Alguns tópicos que serão abordados:

  • conceitos básicos de computação quântica: noção de qubit, registradores quânticos, portas lógicas quânticas, etc
  • conceitos básicos de mecânica quântica, álgebra linear com notação de Dirac, etc
  • modelo de circuitos
  • fundamentos para desenvolvimento de algoritmos quânticos: amplificação de amplitudes, transformada de Fourier quântica, caminhadas quânticas, etc
  • algoritmos quânticos: Grover, Shor, SKW, etc.
  • noções de complexidade quântica

Colaboração no desenvolvimento de software

  • Aspectos de apoio à colaboração (comunicação, coordenação, memória e percepção)
  • Análise de redes sociais em processos de software

Curso de Projeto de Jogos

Design de Jogos. Design de Jogos com Propósito. Design de Jogos Digitais e Não Digitais.

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software

Estudo do projeto de jogos digitais.

Conceituação. Modelo MDA. Mecânicas. Dinâmicas. Estética.
Modelo 6-11. Padrões em Jogos. Roteiro. Modelo de Eventos.


Curso de C++ do DCC - Prof. Zimbrão

  1. Introdução ao Curso
  2. O que são Jogos
  3. Elementos dos Jogos
    1. Mecânicas
    2. História
  4. Scrum 
  5. Ferramentas de desenvolvimento: Trello, GitHub, etc...
  6. Outros tópicos sob demanda


Curso de Compiladores - 2016/01 - DCC

Prof. Zimbrão

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software do Bacharelado de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro


MAB533-Fund da Engenharia de Software - Ementa Oficial

  • Modelos de ciclo de vida. 
  • Gerência de configuração de SW. 
  • Garantia de qualidade de SW. 
  • Requisitos e arquitetura de software. 
  • Conceitos e tecnicas do projeto de software. 
  • Diagramas de UML usados no projeto de software. 
  • Teste de módulos. 
  • Estratégias de teste. 
  • Métricas de SW. 
  • Gerência de projetos de sofware: escopo de projeto (WSB). 
  • Análise de risco de projetos de sotware. 
  • Planejamento de projetos de software: CPM e PERT.

Curso de Computação 2 - CC


Matematica Finita 2015/2 prof. Sulamita

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software

Este curso apresenta a teoria básica sobre realidade virtual e realidade aumentada, incluindo sua conceituação, características, história etc., mostra as questões práticas envolvidas com hardware, software, aplicações, dispositivos, incluindo aqueles não convencionais, aborda a realidade virtual e aumentada em algumas áreas de aplicação, e finalmente fornece uma bibliografia e um conjunto de endereços na internet para facilitar o aprofundamento do assunto por parte do interessados.


Curso sobre Qualidade de Software

Este curso apresenta a teoria básica sobre realidade virtual e realidade aumentada, incluindo sua conceituação, características, história etc., mostra as questões práticas envolvidas com hardware, software, aplicações, dispositivos, incluindo aqueles não convencionais, aborda a realidade virtual e aumentada em algumas áreas de aplicação, e finalmente fornece uma bibliografia e um conjunto de endereços na internet para facilitar o aprofundamento do assunto por parte do interessados.


Curso de Engenharia de Software para a ECI e Eng. Eletronica.

IntroduÁ„o _ Engenharia de ComputaÁ„o e InformaÁ„o - GraduaÁ„o

COS111 - Introducao Engenharia de Computacao e Informacao

 

Curso introdutório sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O curso possui uma natureza teórica e prática.

Este curso complementa a disciplina EEL873 - Engenharia de Software, permitindo aos alunos exercitar os conceitos aprendidos anteriormente no desenvolvimento de sistemas de software orientado a objetos e apresentando tecnologias de software (ferramentas, técnicas, métodos) com base em evidencia.  Portanto,  a disciplina EEL873 - Engenharia de Software é pré-requisito, visando garantir o aproveitamento adequado neste curso.


(este curso é uma evolução do EEL884 - Engenharia de Software Orientada a Objetos)

Professor responsável: Guilherme Horta Travassos

Computação I - EP/EE / 2014 - 1

Computação I para a Escola Politécnica

Turma da Engenharia Naval e Oceânica

2013/2

Curso de MBA em Engenharia de Software


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